Número total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pescaria em 3 actos!

A temporada havia iniciado na semana anterior quando o Pedro ferrou aquele "quileiro" bem gordinho em dia de mar para homens de barba rija!
Entretanto, o fim de semana chegou e as emoções continuaram ao rubro, tendo eu ferrado um robalo de 1,550 Kg no sábado e o Tó outro de 2,120 kg no Domingo.
Um record pessoal para o Tó, ele que tem vindo a melhorar os seus resultados de uma forma bem consistente. Parabéns Tó!
Estavam assim abertas as hostilidades para o Outono que se avizinha!! ;)

Esta semana trazia a chegada da Lua Cheia e com ela alguns dias de boa actividade prevista. Sendo assim, analisei o meu calendário e decidi que terça-feira seria o melhor dia para um pequeno "set" madrugador.
O Tó e o Pedro, não puderam comparecer à chamada, mas o J. Vicente conseguiu dizer presente.
Chegados ao pesqueiro bem cedo, deparámos-nos com um cenário muito bonito com a última Grande Lua Cheia do ano bem lá no alto a iluminar o mar e a praia de tal forma que mais parecia que estava de dia! 
O mar esse estava bem calmo e sereno mas, com o baixar da maré, já apresentava certas zonas com algumas pedras bem interessantes a emergir.
Assim sendo, fizemos as nossas escolhas e pusemos mãos à obra...

Eu segui para Norte e o J. Vicente mais para Sul. Estávamos separados por uns bons 200 m de distância mas víamos-nos perfeitamente tal era a luminosidade imposta pela Grande Lua.
Não me canso de o mencionar porque o cenário era mesmo belo! Deveria ter tirado umas fotos mas a pressa e a adrenalina para iniciar a pesca eram tantas que decidi seguir rapidamente para o local elegido.
Começo a "faena" com amostras de superfície, explorando vários spots circundantes mas sem sucesso.

Entretanto surge o primeiro momento do dia - uma estrela cadente que durou um par de segundos no céu. Já não via nada disto há anos!! A pesca tem mesmo momentos belos que nem sempre são feitos da apanha de peixe...
Começa o dia a nascer e com ele inicia a dança da troca das cores nas amostras até se perceber quais as reais condições do mar e da água...
Com a claridade a aumentar rapidamente, facilmente se percebe que a água está demasiado translúcida, propiciando a escolha de cores naturais de peixe presa.
Com a maré já nas últimas duas horas da vazante, decido deslocar-me até uns spots mais avançados que, por norma, funcionam bem neste ponto de água. Vou até onde posso ir, sem grandes aventuras, e início a prospecção do spot começando pelo lado mais à minha esquerda. Nesta altura a água está tão limpa que se consegue ver claramente o trabalhar da amostra a 30m de distância!

Vou derivando os lances da esquerda para a direita até que surge o segundo momento do dia - uma enorme mancha esbranquiçada a atacar a minha amostra a grande velocidade!! Nem tive tempo de pensar muito, pois uma fracção de segundo depois estava a levar uma valente pancada que me fez estremecer os braços!!
- "Ei, cum caraças! O que é isto!?" Disse.
O ataque à superfície tinha-me deixado perplexo! Só faltou o robalo saltar, que nem um achigã! Só se via a cabeça e a cauda a abanar, a espumar água... E a levar linha! E mais linha!! E mais linha!!! :O
(Ao fechar o drag é que me apercebi que este estava demasiado aberto! lol)
Quando o aperto até à medida certa já o peixe tinha levado uns bons metros de linha! Começo a recuperar de novo e, quando o peixe está já bem perto de mim, dá novo arranque e começa a levar linha outra vez! :O
- Querem ver que ainda vou perder este peixe?? Pensei.
Aperto o drag ao máximo e, quando volto a recolher, sinto a linha toda solta!
Pensei logo que já tinha perdido o bicho!! Quando estico a linha de novo, esta estava uns bons metros à minha direita! Então não é que o peixe já se estava a tentar enfiar num caneiro... Atrás de mim?? :D
Tive de me virar para o meu lado direito uns bons 120 graus para poder rebocar o peixe para seco!! Ou seja, tirei o peixe quase de costas viradas para o mar!! Isto é cá cada coisa... Bem, há sempre uma primeira vez! :)
Este robalo era mesmo voraz! Até cá fora, a seco, cabeceava desenfreadamente! Como um autêntico touro numa arena!! Nem houve tempo para tirar o grip, tive mesmo de lhe pôr a mão à guelra; à moda antiga; para não o perder! :)

Só que aí surge o terceiro momento do dia - uma dolorosa fisgada nas costas quando me baixei repentinamente para pôr a mão ao peixe!
Senti-a bem, mas com tanta adrenalina junta, a dor passou-me despercebida...
Levo o peixe para uma zona mais recuada; faço sinal ao amigo J. Vicente, chamo-o para perto e trato da logística de desferrar o peixe. Demorei um pouco mais que o previsto, pois o robalo estava bem enganchado e, por isso, mantive-me debruçado um pouco mais que o normal. Talvez também por esse motivo comecei a sentir bem forte a dor quando me ergui de novo.
- Ui, ui... Tu queres ver?? Eeeeiii, ò Vicente? Parece que terminou a pesca para mim hoje! Disse para o meu colega.
Ele ainda pensou que eu estivesse a brincar, mas não... Era mesmo verdade!
E tive a certeza disso no lançamento que fiz a seguir. Quase não conseguia rodar as costas ao lançar... :/ 
Mas mesmo assim, ainda engatei outro peixe!!! :) Mas coitadinho do robalote... Era do tamanho da amostra. Literalmente!!
Devolvi-o ao mar; Entusiasmei-me de novo; voltei a lançar mas voltei a sentir a dor nas costas e decidi dar por terminada a "faena".
Tiradas as fotos da praxe, despedi-me do J. Vicente e vim-me embora.

Posso-vos dizer que foi com grande dificuldade que caminhei até ao carro, que arrumei o equipamento e que conduzi até casa! :/
O resto da história é triste de mais para relatar... Passei o resto do dia completamente "empalamado"!! :( E, pelos vistos, assim passarei os próximos dias! :/
Mas valeu a pena!!! :D Foi um belo momento de pesca!
Já tirei alguns (não muitos) peixes maiores e mais pesados mas nunca um que me desse tamanho gozo como este. Um autêntico touro de força, com um ataque brutal à superfície que recordarei para sempre. Nem sempre o maior peixe é o melhor troféu! ;)
Um abraço ao amigo J. Vicente que partilhou este momento comigo e ajudou a dar mais enquadramento às fotos para a posteridade! ;)

Ficha técnica:
Cana: Daiwa Powermesh X Spin, 1002 MH
Carreto: Daiwa Exceler X 4000
Fios: Multi Berkley FireLine Exceed 0,20mm; Fluorocarbono Seaguar FXR 0,405mm
Amostra: Tackle House Contact Feed Shallow, cor Verde/Prata
Espécie: Robalo
Medida: 63 Cm
Peso: 2,700 Kg

Aqui ficam algumas fotos para ilustrar o melhor momento do dia!! ;)
Um agradecimento especial ao J. Vicente!
Um abraço e até breve,
JRey


O Peixe a seco

O Pescador (1)


O Pescador (2)


O Cabeçudo


A "Tábua"


E pronto, já foste!!

4 comentários:

  1. Parabéns Amigo Rey, estou estupefacto quer com o peixe, quer com as palavras escritas neste blog, assim vai ser difícil superar-te, um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo!
      As palavras são fáceis de encontrar quando se pesca com tamanha emoção.
      Ponho sempre o máximo naquilo que faço e na pesca não poderia ser de outra maneira! ;)
      Gosto mesmo disto, com peixe ou sem peixe!! :)
      Sobre a superação... bem, brevemente irás ter surpresas de certeza!
      A pesca é fantástica por isso mesmo. O momento surge quando menos esperas!!
      E tu tens evoluído tanto que estou certo irás ser presenteado com momentos épicos.
      Há que insistir!!!
      Abraço,
      JRey

      Eliminar
  2. Antes demais queria te perguntar se vais ficar apto para o fim de semana, depois quero te dizer que tu consegues fazer uma excelente descrição dos acontecimentos e para terminar já começo a ficar sem saber como te felicitar pelas capturas. Só me resta dizer vai com calma amigo e deixa ficar alguns para o fim de semana.
    Parabéns e até breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Pedro, antes de mais, deixa-me agradecer as tuas palavras e, fundamentalmente, a tua companhia nas nossas saídas!!
      Para te dizer a verdade, não sei se estarei apto para o fim de semana! :(
      Estou completamente "empalamado". Até ando com uma cinta térmica!!! :/
      Vê lá tu o que me esperava... Deve ser da PDI... :)
      Mas só de me lembrar daquele robalo e de reviver a luta que me deu... Nem quero saber das costas!!!! :D
      Vamos ver se recupero... Mas se não for pescar, lá estarei para vos pagar o cafezinho!! ;)
      Sobre os peixes, bem, não te preocupes. Ainda estão lá muitos para serem rebocados por vocês também!
      E está descansado que no saldo entre grades e peixe, o peixe leva clara vantagem!!
      Mas a temporada está aí, começou bem e VAI CONTINUAR!!!!!!!
      Abraço,
      JRey

      Eliminar