Número total de visualizações de página

domingo, 28 de setembro de 2014

O Barrote

Boas, Amadores!!!
Mais uma saída com os meus amigos, e por sinal daqueles que nunca hei-de esquecer, há dias assim e este foi um deles.

Bem cedo lá nos encontramos na praia da Caranguejeira (para quem não sabe onde fica é a norte da Figueira da Foz e a sul de Vila do Conde) desta vez,  alem de nós também já se encontravam dois pescadores ao Spinning, devidamente equipados e lestrinhos, coisa que os Amadores não são, parecemos emigrantes quando chegam à terra e a conversa perlonga-se...,, mas, voltando ao principal, quando chegamos ao areal o Rey e o Vicente foram para norte eu e o Pedro para sul, ainda noite e enquanto caminhávamos o Pedro diz:"A partir de agora começam a aparecer os barrotes fica fino MOINA que eles andam aí". Lá começamos a nossa jornada ora aqui ora ali põe vinil tira vinil, ás páginas tantas já tinha feito uns 2 km, pois o Pedro não pára está sempre em movimento, ora como não tenho a pedalada dele fiquei para trás e comecei a pescar e a ir em direcção ao Vicente que também tinha deixado ficar o Rey mais para norte.

Subo para uma pedra, e já tenho o Vicente no areal a uns bons 20 metros de mim, quando após alguns lançamentos..... zzzáááásss ..... a cana dobra-se toda, uma e mais uma e mais uma, grito para o Vicente, "Olha, olha" e a cana toda dobrada, o Vicente grita "deve ser grande" e......ttrrááss..... a linha partiu, fdp não quero acreditar nisto o peixe fugiu, e comento com o Vicente "viste a força que fazia, devia ser grande, fod......., não tenho mesmo sorte.

Após este percalço volto a colocar outro vinil e a coisa ainda demora uns bons cinco minutos até voltar a lançar novamente.

Já posicionado na dita pedra volto a lançar para o mesmo sitio, sinto a linha presa mas ao mesmo tempo consigo corricar e pensei, deve ser algas, mas já estava a pescar à um bom par de horas e a água estava limpa quando para espanto meu consigo ver que a amostra vem presa à minha outra linha que rebentara, e comentei com o Vicente "Olha pelo menos vou tentar recuperar a amostra" mas sinceramente aquilo começou a ficar esquisito porque puxava a linha e sentia uma força do outro lado e depois deixava de sentir, um misto de forças fora do normal, mas quando não consigo corricar mais para recuperar a amostra o Vicente pega e vai pela água dentro e começa a puxar a linha, não a que tinha no carrinho mas a outra que ficara presa nas rochas"pensava eu", quando para espanto meu o Vicente grita "que grande peixe" mas eu na posição onde me encontrava na pedra não conseguia ver até que..... "com carago é bem grande" e lá estava a minha outra amostra nos beiços do peixe... não queria acreditar ainda há pouco tempo me queixava da sorte, e agora? O que tens a dizer?.

Quero agradecer ao Vicente a preciosa ajuda que me deu, se não estivesses lá provavelmente não tirava o peixe, Obrigado.

O Rey comentou que ao dia 28 saía sempre peixe e estava com fezada, embora não fosse ele que o pescasse, para mim o dia 28 vai ficar na memória, até há data foi o maior peixe que tirei do mar, e isso sim, fica marcado para sempre.

O Robalo pesava 4,200Kg. e media 75cm.(estes registos são para o Rey)

NOTA:
A linha rebentou porque fiz uma emenda para aproveitamento de linha, meus amigos nunca mais volto a fazer isso, se não ficar bem feito acontece disto.

Após algumas horas bem passadas com os meus amigos aqui deixo as fotos da praxe.

Um Bem Hajam, Amadores.

AMADORES FOREVER!!!!!!!!!





                                                    O único aqui que está bonito é o peixe!


4 comentários:

  1. Grande Tó mais uma vez parabéns nós Amadores estamos uns para os outros, estarei sempre pronto para ajudar, que aproveitar para agradecer ao João Rey pelo carreto que me emprestou durante estas semanas sem ele não poderia pescar, Amadores são como os 3 mosqueteiros um por todos e todos por um... um grande abraço a todos Amadores forever...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns meu amigo, não há dúvida que casos como estes provavelmente só acontecem uma vez na vida.
    O dito barrote foi capturado 2 vezes.( e anda este MOINA constantemente a dizer que não da nada)


    Pedro Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Ganda barrote!! Quem tinha razão?? Sai ou não sai sempre peixe ao dia 28?? :D
    Embora não tenhas deixado nenhum comentário ao meu Robalo record do passado mês de Maio, cá estou eu para te dar os parabéns por essa excelente captura relatada com toda a emoção vivida!! :D
    (Se calhar é um castigo pelos meus longos relatos!! :D :D :D)
    Estou a brincar contigo... ;)
    Como te disse no Domingo, quero é que saia peixe!! Seja eu ou os meus amigos a tirar! ;)
    Tens vindo a obter resultados bem consistentes e a subir sempre as tuas marcas. Esse facto tem de ser de registo!!
    Os meus sinceros parabéns! É um prazer pescar contigo!
    Um abraço a todos os outros AMADORES que fazem destas manhãs momentos sempre memoráveis e de grande descontracção.
    JRey

    ResponderEliminar
  4. É verdade Tó, relativamente a medidas e peso, conforme te tinha dito logo na altura, o teu robalo é mais comprido do que o que tirei em Maio, embora por meio cm apenas.
    Mas o mais curioso é o facto de o meu ter pesado mais 550 gr!! :O
    Há coisas do caraças...
    JRey

    ResponderEliminar